quarta-feira, 4 de setembro de 2013

21/08/2013 Mexico Chichen Itza

Acordamos cedo para pegar a van q nos buscou no Hostel mesmo. Esta nos levou a mercado gigante de suvenires na Plaza q serve como ponto de encontro das van para distribuir os turistas para seus destinos. Demos umas olhadas e bora p Chichen. Leva mais de 2 horas p chegar lá de ônibus, mas a vantagem do pacote e q no caminho vai um guia dando informações sobre tudo. Como já era próximo do meio dia estrategicamente os ônibus param num restaurante para o almoço onde já na chegada várias tendas de suvenires denovo e tudo q c pode tentar oferecer aos turistas, q alias e todo momento e lugares pessoas te abordando e oferecendo algo, ai c vc pergunta te oferecem por um preço o dobro do que vale e vão baixando, sempre a mesma historia, por isso não da pra comprar nada de cara. Compramos nestes dias pingentes de prata feitos enquanto almoçávamos com nossas iniciais em prata no alfabeto Maya, meio caro, mas exclusivo, por isso acabamos comprando. No almoço comida mexicana típica, um pouco diferente de q estamos habituados claro, mas boa, mexicanos dançando cantando todo para angariar as benditas Tips da turistada. Conhecemos um casal brasileiro de Fortaleza q estava em lua de mel, Tiago e Karla enquanto almoçávamos. Partimos intão para Chichen mais uma hora e pouco. Chegando lá um calor danado e de novo varias tendas e aquele povo todo te abordando a todo o momento chegando a ser chato. Entramos já era quase 15:00 e como estávamos com um guia ele foi andando pelo parque conosco e nos explicando tudo a respeito da cultura e historia. Neste ponto foi bem legal porque há realmente muita historia naquele lugar sobre a cultura Maya. Eu sempre fico desconfiado sobre tudo pois tudo que se sabe foram interpretações de historiadores baseado no que encontraram principalmente nos desenhos que até hoje estão por lá, então nunca sei oque é realmente historia e oque eles inventaram para dar audiência. Mas destacando alguns pontos interessantes desta cultura, é de ficar com a boca aberta e isso tenho gravado a reação do povo com a explicação do guia, além de toda grandeza das construções conforme ele vai explicando que tudo tem um porque e tudo foi precisamente calculado, desde a escolha das pedras até a altura, posição referente ao sol, o próprio local tudo mesmo não esta lá por acaso. Mas quando ele chega em frente a pirâmide explicando sobre os pássaros que na época eram sagrados e tudo mais, pede silencio, bate uma palma e vc escuta alto e claro o som de um pássaro vindo la de cima da pirâmide, cara, isso é de arrepiar, e não pode que é por acaso o som...Os caras realmente faziam tudo pensado. Sem contar também quando em alguns período específicos do ano com a posição do sol se forma a sombra de uma serpente na pirâmide onde conforme o sol vai se pondo a serpente vai descendo em forma de sombra da pirâmide...Realmente sensacional...Até me motivou a pesquisar mais a respeito quando sobrar mais um tempinho depois que voltar da viajem.  E tem ainda a parada da voz lá no cercado gigante onde conta a historia que eles jogavam tipo um futebol, porém com a bola pegando fogo e não batiam com os pés, somente com o corpo na bola, sem contar que onde eles tinham que jogar a chamada bola não se consegue imaginar como eles faziam, pois era muito algo. Neste lugar existe todo um calcula de inclinação, altura e posição, onde se vc tiver no meio e embaixo no campo e falar soa um eco de exatamente 7 vezes oque vc falou, e se vc fica nas extremidades em cima e fala, o eco soa do outro lado apenas 1 vez, onde a explicação era que quem estava nestas extremidades conseguiam se comunicar com quem estava na outra ponta sem que os que estavam embaixo ou nos lados escutassem, cara, realmente loucura estes Mayas.
Depois de toda historias tivemos pouco mais de 1 hora para tirar fotos, este lado ruim desta excursão pois o tempo é curto para as fotos, não conseguimos tirar fotos com calma de tudo, tem outras empresar que se pesquisar chega com mais tempo por la para passear mais no parque. Mas tudo bem, tiramos as fotos que deram e tínhamos que partir já as 17:00 para conhecer ainda um cenote ( lagoas embaixo da terra ). Partimos para  park Hubiku ali perto mesmo, onde ficamos por lá mais um tempo. Não entramos na água, pois acabamos não levando toalhas e roupa de banho, apenas tiramos umas fotos por lá onde também tinha pequena representação de fabrica de tequila, onde claro, vendiam tequilas de todos os tipos e sabores pela bagatela inicial de quase 40 dollares. Muita exploração do turismo, as vezes até demais. Neste dia foi por ai, voltamos para o hostel bem tarde, pois até os busão ir deixando os turistas em seus hotéis demorou bastante, e o nosso foi quase dos últimos pois a maioria ficava nos hotéis da área hoteleira de Cancun, e o nosso ficava mais no centro da cidade. Paramos antes do hostel para já aproveitar e passar num mercado próximo comprar umas coisas, aproveitei e comprei um Kit Snorkel com pe de pato, o qual me arrependeria depois, pois os parks todos lhe fornecem o equipamento, sendo assim não vale a pensa ficar carregando, sem contar que o pé de pato que comprei é muito grande, deve ser pra ver baleia, maior cagada paguei quase 70 reais, mas foi...