quinta-feira, 12 de agosto de 2010

24º Dia - La Paz "Chacautaya e Valle de La Luna"

Acordamos as 7:00 neste dia, tomamos aquele cafe reforçao com suco, chá, pães e omelete, e partimos para o passeio na montanha Chacautaya e o Vale de la Luna. A agencia de turismo nos pegou no proprio hostel e fomos numa van com mais 9 pessoas para o passeio, dentre elas 3 brasileiras de Manaus, um casal Peruano, 3 Holandeses e 1 alemão diga de passagem este devia estar o mes todo sem tomar banho, o bixo tava se decompondo. Para variar os brasileiros quando se acham o negocio já vira bagunça, fomos a viajem inteira que durou por volta de umas 3 horas trocando ideias e falando merda. Durante o passeio paramos apenas para comprar algumas goluseimas pois não teríamos onde almoçar na montanha. Subimos oque deu de vam e paramos a poucos metros do topo, já dava para ver alguns pontos com neve por onde passamos, apesar de neste época ter bem pouco gelo, pois o clima esta muito seco, e já algum tempo a montanha vem tendo cada vez menos neve, no verão acumula um pouco mais em função do aumento da umidade. O Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes e que possui 5.421 m de altitude. Está a cerca de 30 km da cidade de La Paz e muito próximo a Huayna Potosí este sim um monte nevado que conseguimos observar do pico onde estavamos. O acesso à estação é por uma estrada estreita e bem íngreme, e para se chegar à base é necessário vencer um caminho de 200 m construído na década de 1930.É destino turístico de muitas pessoas todo ano, e a estação propícia para se esquiar é, supreendentemente, o verão, quando a neve está em melhores condições para o esporte.
Faz muito frio no inverno e a neve é escassa nesta estação, funcionando somente nos finais de semana a partir do mês de novembro até fevereiro, durante o verão.
Nesse pico está a estação de esqui de maior altitude no mundo, a 5.395 metros em relação ao nível do mar. Atualmente, esta estação de esqui está desativada devido às mudanças climáticas (aquecimento global). Existem estudos para viabilizar outra estação nesta região em altitude superiores ( aproximadamente 5800 m). A subida até o pico apesar de parecer facil, se torna muito difícil em função da altitude, pois a cada 3 passos te falta o ar e a subida tem que ser bem devagar. Eu fui tranquilo, mantive um ritmo e subi junto com o guia, já os outros que estavam conosco, principalmente as brasileiras tiveram problemas, e aproveitaram bem pouco a vista lá de cima. Se eu tivesse mais tempo iria até me aventurar para escalar o monte Potosi, este que fica logo a frente de onde estavamos. Troquei uma ideia com o guia e eles cobram o equivalente a U$ 100 para os dois dias de aventura, com equipamento de escalada na neve e tudo. Isso deve ser muito loko, mas ficou para a proxima vez. Tiramos algumas fotos, fizemos um lanche lá em cima mesmo sentado nas pedras quentes do monte, que alias dava vontade de se cobrir-se com elas heheheheh, e iniciamos a volta que atravessaria a cidade de La Paz novamente para chegar-mos ao Vale de la Luna.
Após um longo trajeto entre a cidade chegamos ao Valle, um lugar com uma beleza incrivel. Formações no solo de areia e argila causadas ao longo dos anos pela grande erosão na região. Oque transformou tudo aquilo em paisagens fantasticas naturais, oque nem um escultor seria capaz de criar, somente a natureza. Saimos de uma altitude aproximando os 6.000 e descemos aos 3.800, mas ficamos tranquilos, não deu dor de cabeça e nem outros problemas que algumas pessoas sentem. Ficamos por ali uns 40 minutos tirando fotos e admirando as paisagens e já proximo das 4 da tarde retornamos do passeio. Pedimos ao guia para nos deixar proximo ao banco do Brasil no centro para verificar-mos a situação das contas heheheheh. Ficamos por ali e já jantamos, pois tinhamos comido só besteira durante o dia, pegamos um taxi e voltamos ao hostel descansar, pois o proximo dia seria o grande dia em La Paz. Temos marcado o passeio de Dowhill, uma descida de bike no que eles chamam de a estrada da morte. Vamos ficar mais de 4 horas descendo uma montanha em estrada parte de asfalto e parte de chão batido berando o abismo hahahahaha...Vai ser para fechar a viajem com chave de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário